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ENSINO MÉDIO

No conjunto de mudanças que é resumidamente nomeado como “Reforma do Ensino
Médio”, subjaz a visão de que, nessa etapa da Educação Básica, os alunos vislumbram novos
desafios e anseiam direcionar suas potencialidades (cognitivas e socioemocionais) para enfrentá-
los. O Anglo, reconhecendo esse cenário contemporâneo, busca se aproximar da realidade
desses estudantes e atender às demandas da sociedade, tornando a aprendizagem
mais significativa e contextualizada.
A proposta pedagógica do Anglo Ensino Médio foi elaborada de modo a traduzir a concepção
geral de cada área, em concordância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
e os Referenciais Curriculares para Elaboração dos Itinerários Formativos. Com tais princípios,
nossa proposta de Ensino Médio se alinha também às novas diretrizes para o Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem).
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNs),
nossos princípios norteadores podem ser assim resumidos: educação mais conectada com
o mundo atual; maior enfoque no protagonismo do aluno; formação voltada para o mundo
do trabalho e a vida em sociedade; possibilidade de escolha na área de maior interesse e
desenvolvimento do projeto de vida. Para atender a tais princípios, a carga horária foi dividida
em duas frentes: a Formação Geral e os Itinerários Formativos, os quais permitem acolher
as diferentes juventudes e suas predileções. Soma-se a isso a flexibilidade dos materiais didáticos
deste segmento, que se adequam a diversas cargas horárias, respeitando a autonomia
de cada escola para adaptar o curso de acordo com sua realidade.
Em meio a um cenário educacional que impõe novos desafios, o Anglo emprega nesta
proposta pedagógica para o Novo Ensino Médio toda sua experiência e ousadia. É desse
modo que continuaremos contribuindo com a construção do projeto de vida de tantos jovens,
criando plenas condições para que possam escolher a universidade em que desejam ingressar,
mas não apenas isso. Se é importante formar cidadãos aptos a relacionar a teoria e a
prática em cada área do conhecimento, é também urgente promover o desenvolvimento dos
melhores valores humanos para nosso convívio social.